ZT Cursos

Como Criar Novos Arquivos no Illustrator.

No mundo do DESIGN, um simples detalhe pode mudar tudo e um desses detalhes é a forma como você cria um documento. Por isso nessa artigo aprenderemos como criar novos arquivos no Illustrator

Não importa se você usa CorelDRAW, Photoshop ou Illustrator. Todo programa gráfico, por padrão, necessita que você crie um documento para trabalha. E se criado da maneira errada, ele poderá causar consequências

Por exemplo: se você estiver criando uma capa para o Facebook e não usar o tamanho adequado para essa mídia social. O programa não aceitará sua imagem, você terá que fazer uma série de adaptações para deixar sua arte pronta para a publicação.

Então, para que isso não aconteça, separamos para você alguns segredinhos, que farão com que você esteja preparado para criar qualquer tipo de imagem. Vamos lá?!

Onde encontrar o Menu New

O menu NEW (NOVO) é a primeira opção da janela ARQUIVO, onde você pode seguir o caminho ARQUIVO > NOVO ou encontrá-la com o atalho CTRL+N.

 

A aba que se abrirá na tela é muito simples de se manusear, basta você preencher as opções de cima para baixo, assim como na imagem a seguir:

 

Configurações corretas

O primeiro campo a preencher não possui muito segredo, onde você deve colocar o NOME DO ARQUIVO. Já o segundo campo, PERFIL, é o local onde você definirá a finalidade se uso do seu projeto, para que o Illustrator lhe dê alguns templates de TAMANHOS de acordo com o esse tipo de arquivo

 

Abaixo de perfil, se encontra o campo, NÚMERO DE PRANCHETAS. Onde você definirá quantas pranchetas ou ARTBOARDS terá o seu arquivo.

Ao lado deste campo estão algumas funções de organização que só podem ser alteradas com a inserção de duas ou mais pranchetas, elas são: ORGANIZAÇÃO por linha ou coluna, ESPAÇAMENTO, QUANTIDADE DE COLUNAS.

 

 

O campo seguinte está totalmente ligado com a PERFIL, pois nele você encontrará os TEMPLATES de cada tipo de projeto. Por exemplo: ao selecionar o perfil IMPRESSÃO, e o TAMANHO A4. Nas opções LARGURA e ALTURA será inserido o tamanho padrão da folha A4.

 

Os campos ao lado de tamanho também são simples. Sendo UNIDADE, responsável por determinar a unidade geral de medida do documento (pixels, centímetro, milímetro, pontos, paicas ou polegadas). ORIENTAÇÃO, que define se seus artboards serão RETRATO ou PAISAGEM.

 

Configurações avançadas

Mais abaixo se encontram as opções AVANÇADAS do seu projeto, são apenas 3, mas de extrema importância.

Para usar a primeira opção, MODO DE COR, você deve entender que o modo CMYK é usado para impressão e o modo RGB é usado para publicações de imagens da web.

 

 

Após selecionar o modo de cor, vá em EFEITOS DE RASTERIZAÇÃO e click na opção ALTA (300 PPI).

Logo após, na opção MODO DE VISUALIZAÇÃO, deixe selecionada a opção PADRÃO. Para que seu projeto seja trabalhado em vetor e não em pixel.

 

No canto inferior esquerdo há uma opção com o nome MODELOS. Nela você encontra alguns Templates com tamanhos pré-definidos de projetos, como cartão de visita e camisetas. Aconselhamos não confiar totalmente nesses tamanhos pré-definidos. Pois dependendo da versão do programa que você estiver usando essas informações podem estar desatualizadas.

 

Após seguir esses passos, agora é só clicar em OK e começar a editar seu projeto. Parabéns, você já sabe como criar novos arquivos no Illustrator.

 

 

Valber Cunha

Meu nome é Valber Cunha, sou Empresário, Analista de Sistemas, Programador, Web Designer, Coaching, Palestrante, Especialista em Gerencia de Projetos de Softwares, Mestre em Administração de Negócios, Professor nos cursos de: Gestão Empresarial e Empreendedorismo, Formação em Programador Java e Banco de Dados SQL, Formação em Alta Performance em Vendas e Persuasão. Tenho mais de 20 anos de experiência na área de Informática.

Facebook

Instagram