ZT Cursos

7 Ferramentas fundamentais em uma Assistência Técnica

Com o objetivo de distribuir conhecimentos e aprendizagem sobre eletrônica a ZT Cursos elabora esse artigo sobre as Ferramentas fundamentais em uma Assistência Técnica, que serão essenciais para o dia a dia de quem tem a área de eletrônica como trabalho.

Em uma assistência técnica existem muitas ferramentas que auxiliam no conserto de um equipamento eletrônico, mas há algumas ferramentas que não podem falta de forma alguma em uma boa assistência técnica. Entre elas estão:

 

1-Ferro de solda

Entre as ferramentas fundamentais em uma Assistência Técnica, se encontra o ferro de solda que transforma correntes elétricas em calor para fundir uma parte metálica do estanho;

 

Imagem para ferro de solda

 

2-Esponja vegetal

Serve para realizar uma limpeza dos resíduos que ficam no ferro de solda;suporte esponja vegetal para ferro de soldaEsponja vegetal para ferro de solda   3-Sugador de solda

Utilizado para a retirada do excesso de solda derretida dos circuitos no momento da soldagem;

Imagem de um sugador de solda

 

4- Estanho ou “solda” como é popularmente conhecido

Utilizado quando se deseja soldar algum componente em alguma     placa ou circuito, uma vez que o estanho é a matéria prima para esse procedimento.

 

Estanho ou "solda"5- Alicate de corte

Ideal para corte de fios e cabos e também utilizado para descascar fios;

 

Imagem de um Alicate de corte

 

6-Alicate de bico

Mais indicado para alcançar lugares mais difíceis no processo de manutenção elétrica.

Alicate de bico

 

7-Multimetro Digital e Analógico

O Multimetro Digital é um equipamento eletrônico que serve para medir grandezas elétricas. Multimetro Analógico  que possui as mesmas funções porém a escala é indicada por um ponteiro e seu funcionamento se dá através de um Galvanômetro.

Multimetro Digital e Analógico

 

Na eletrônica existem vários tipos de componentes e todos eles têm um símbolo específico que os representa de forma universal. Dentre esses componentes estão a protoboard, os resistores, o potenciômetro, o capacitor (pode ser eletrolítico, cerâmica e poliéster), o diodo, o transistor (BCE), e o transformador. Na imagem a seguir você verá alguns exemplos de componentes eletrônicos e como são representados em um esquema elétrico.

Componentes eletrônicos uma das ferramentas fundamentais em uma Assistência Técnica

 

Essa é apenas a parte introdutiva da eletrônica, ainda tendo muito mais para se aprender para se tornar um técnico, mas cremos que com isso já dá para ter uma noção do que é eletrônica.

Quer aprender mais sobre eletrônica? Quer aprender a consertar qualquer tipo de equipamento eletrônico? Matricule-se no curso de  Formação em hardware e Eletrônica da ZT Cursos, mais informações no Whatsapp – (99) 981376307  

Valber Cunha

Meu nome é Valber Cunha, sou Empresário, Analista de Sistemas, Programador, Web Designer, Coaching, Palestrante, Especialista em Gerencia de Projetos de Softwares, Mestre em Administração de Negócios, Professor nos cursos de: Gestão Empresarial e Empreendedorismo, Formação em Programador Java e Banco de Dados SQL, Formação em Alta Performance em Vendas e Persuasão. Tenho mais de 20 anos de experiência na área de Informática.

Facebook

Instagram